- Publicidade -
17.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Simulação de incêndio na Santa Casa tem participação de bombeiros e brigadistas

- Publicidade -
Foto BM

O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas realizou, no início desta tarde de sexta-feira (28), a Operação Rota de Emergência, que tem por finalidade organizar simulados em hospitais públicos, em preparação para um possível incidente dentro de uma instituição e disseminar a cultura de prevenção e autoproteção nas Unidades de Saúde.

Durante o mês de julho, os militares trabalharam em conjunto com a equipe de Segurança de Trabalho do Hospital na elaboração de um plano de abandono da edificação para ser utilizado em caso de alguma ocorrência. Os militares tiveram ainda um encontro com brigadistas do Hospital, quando foi ministrada palestra sobre incêndios em Unidades hospitalares e ensinada a maneira mais eficaz de realizar o abandono em massa da edificação. No mesmo dia, funcionários dos setores mais críticos do Hospital explicaram aos bombeiros as peculiaridades do ambiente intra-hospitalar, bem como as principais dificuldades encontradas caso seja necessário realizar uma evacuação.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro
foto BM

E hoje foi realizada uma simulação na qual os brigadistas se esforçaram para criar um cenário parecido com a realidade. Foram utilizadas maquiagens para simular ferimentos e agravos à saúde. Com a ajuda de uma máquina de fumaça, foi simulado um princípio de incêndio na cozinha do hospital. Os atores se posicionaram em todos os setores da unidade de saúde e brigadistas utilizaram as rotas de fuga para levar os pacientes até as áreas de concentração de vítimas.

Os bombeiros foram acionados e realizaram o deslocamento em comboio com sirenes e sinais de luminosos ligados, simulando uma emergência real. No local, os militares desenvolveram lances de mangueira e simularam o combate ao incêndio.

- Publicidade -

Ao final, foi realizada uma avaliação da atividade, onde foram apontadas as principais dificuldades durante uma evacuação e pontos de melhoria nas estratégias adotadas, para incrementar a resiliência da Unidade e melhorar a capacidade de resposta no caso de um incidente real.

Foto BM

O departamento de trânsito também compareceu e interditou algumas vias de acesso, garantindo a segurança para o treinamento.

- Advertisement -

Simulações como essa são fundamentais para otimizar a proteção do público que transita no hospital. Praticar a conduta correta nestas situações pode evitar óbitos em caso de incêndio ou outros desastres.

Foto BM



- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!