Um convênio entre a prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora-SP vai substituir três prestadores de serviços desta área que atuavam no município – Humani, Higeya e Sim Saúde – e foi acordado o valor de até R$ 64.586.667,36, com parcelas mensais de R$ 5.382.222,28. A vigência é de 12 meses.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, a Santa Casa de Salto do Pirapora é uma Organização da Sociedade Civil [OSC] e o processo de convênio é normal. “Muitas prefeituras utilizam esse mecanismo e optamos por utilizar por eles possuírem todas as especialidades médicas que a gente não possuía. O valor é condizente com a quantidade de serviço e segue a mesma linha que tinha no contrato anterior”, explica.
O convênio não necessitou de licitação ou chamamento público, a OSC tem sede em Poços e os serviços já estão sendo prestados.
De acordo com o estabelecido no convênio, haverá a execução e gerenciamento, por parte da Santa Casa paulista, da prestação de serviços médicos e demais profissionais de saúde, exames de imagem e manutenções necessárias, participando de forma complementar do Sistema Único de Saúde, na operacionalização e execução de ações, atividades e serviços de saúde nos estabelecimentos de saúde na rede pública de Poços de Caldas.
Santa Casa de Salto de Pirapora
Inaugurada em 1953, a Associação da Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. É o único hospital do município de Salto de Pirapora, dirigindo suas ações a todos aos que necessitam de atendimento em toda região de Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Pilar do Sul, Sarapuí, Piedade, São Miguel Arcanjo, Capela do Alto, Alumínio, Angatuba, Iperó, Votorantim, e bairros mais distantes de Sorocaba.