Cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor de Belo Horizonte e outros 15 municípios mineiros já voltaram a coletar a biometria de eleitoras e eleitores. Considerando todos os municípios abrangidos por cada zona eleitoral, a coleta da biometria já está disponível para eleitores de 27 locais.
Em Poços de Caldas o procedimento ainda demora alguns meses para recomeçar. Segundo o chefe de cartório Antônio Carlos de Souza Pereira, a expectativa para a retomada do recadastramento na cidade é em agosto. “A retomada da biometria em Minas está sendo feita em etapas. Teve início em Contagem e Betim. Nas outras cidades do interior do Estado, incluindo Poços, a previsão é de que seja a partir de 1 de agosto”, explica ele.
Biometria em Minas
Atualmente, dos 16.291.259 eleitores mineiros aptos a votar, 9.806.727 já têm a biometria cadastrada. Isso corresponde a 60,2% do eleitorado.
Por enquanto, não será estabelecido prazo para os eleitores cadastrarem a biometria na Justiça Eleitoral.
No entanto, 255.136 eleitoras e eleitores de 121 municípios que concluíram a revisão biométrica entre 2018 e 2020 estão com o título cancelado por não terem feito o recadastramento dentro do prazo estabelecido nem solicitado a regularização. Essas pessoas precisam buscar atendimento para regularizar o título e ficarem quites com a Justiça Eleitoral.
Em outros 138 municípios que concluíram o recadastramento entre 2019 e 2020, o cancelamento dos títulos por ausência à revisão biométrica foi suspenso em 2022, por decisão do TSE, para que todos os eleitores pudessem votar nas eleições gerais. Ainda não há previsão de quando o cancelamento do título será lançado novamente no cadastro para as pessoas que não coletaram a biometria dentro do prazo nessas cidades. (com informações do TRE-MG)