Agentes da Polícia Federal desencadearam nesta quinta-feira (22) uma operação nas cidades de Caldas e Santa Rita de Caldas. Os trabalhos se deram contra a organização criminosa que atacou banco e batalhão da PM.

A Operação Pedra Amarela cumpriu mandados judiciais nas cidades sul-mineiras e ainda em Embu das Artes-SP, São Paulo-SP e Porto Seguro-BA.
Foram mobilizados 85 policiais para a operação que acontece um ano após o episódio no qual pelo menos 20 indivíduos armados com fuzis e artefatos explosivos realizaram ação criminosa no município de Itajubá-MG, atacando o Batalhão da Polícia Militar e subtraindo cerca de R$ 2 milhões de agência da Caixa Econômica Federal da cidade.
A operação cumpre 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Pouso Alegre-MG e é resultado da investigação da PF, com o apoio do Ministério Público Federal de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O objetivo é apreender objetos que robusteçam as provas já colhidas contra os suspeitos, como também esclarecer a atuação criminal do grupo.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa armada, roubo majorado, cessão ilegal de arma de fogo de uso restrito e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, cujas penas máximas somadas podem resultar em 47 anos de prisão e multa.
A continuidade das investigações e análises dos materiais apreendidos objetiva descobrir a participação de outras pessoas e a ocorrência de outras práticas criminosas.