“A vida humana acontece só uma vez, e não poderemos jamais verificar qual seria a boa ou a má decisão, porque, em todas as situações, só podemos decidir uma vez. Não nos são dadas uma primeira, segunda, terceira ou quarta chance para que possamos comparar decisões diferentes.”
O livro de Milan Kundera “A Insustentável Leveza do Ser” é mais um ensaio filosófico do que um romance. Publicado originalmente em 1983, segundo informação da Biblioteca Nacional, a obra é uma viagem pela história filosófica e reflexiva de quatro protagonistas: Tomas, Tereza, Sabina e Franz perante a invasão soviética à Tchecoslováquia em 1968, interferindo nas escolhas, pensamentos e atitudes dos personagens.
O romance foi logo traduzido para mais de 30 línguas e editado em inúmeros países. Hoje, tantos anos depois de sua publicação, ele ocupa um lugar próprio na história das literaturas universais: é um livro em que o desenvolvimento dos enredos amorosos se conjuga com extrema felicidade à descrição de um tempo histórico politicamente opressivo e à reflexão sobre a existência humana como um enigma que resiste à decifração — o que lhe dá um interesse sempre renovado.
Os quatro personagens, por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, experimentam, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.
Serviço
Título: A Insustentável Leveza do Ser
Autora: Milan Kundera
Ano de publicação: 1983
“A Insustentável Leveza do Ser” é indicação de leitura da equipe da Biblioteca Municipal Centenário e está disponível para empréstimo nas Bibliotecas Júlio Bonazzi, Manuel Francisco Costa Guimarães e biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU).
Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h
Biblioteca CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Telefone: 3697-2161
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.