- Publicidade -
21.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Jardim Botânico passará por obras de melhorias

- Publicidade -
foto divulgação

O prefeito Sérgio Azevedo assinou esta semana, no gabinete, o termo de cooperação entre o município, por meio da Secretaria de Obras, e a Fundação Jardim Botânico para a execução de obras de melhorias no local.

O Jardim Botânico vai receber pavimentação e recuperação de pavimento com assentamento e reassentamento de briquetes. A contrapartida será a produção e doação de mudas para reconstituição da flora do município.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A Secretaria de Obras que vai realizar o serviço e, segundo o secretário José Benedito Damião, será realizado o calçamento na área interna e no estacionamento do local. “O trabalho ajudará na absorção da água da chuva, de maneira natural e ecológica. Além de ajudar também na acessibilidade, deixando livre a visitação para todo público.”

Além do cumprimento ao Termo de Cooperação Técnico-Científico, fica de responsabilidade da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas o fornecimento de 15 mil mudas nativas à prefeitura.

- Publicidade -

Conforme o cronograma de execução e planejamento do projeto, as mudas serão produzidas e entregues em três etapas, sendo cada lote composto por 5 mil mudas. O projeto tem sua fase de execução para os anos de 2023/2024.

Os meses escolhidos para a liberação das mudas em ambos os anos equivalem ao período chuvoso no Planalto de Poços de Caldas, época ideal para o plantio, sem que haja perdas e grandes custos de manutenção com regas para o pegamento. Em conjunto às liberações de mudas, haverá a execução de um laudo técnico somado à expedição de Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro florestal responsável pelo projeto.

- Publicidade -

Valdir Sementile, presidente da Fundação Jardim Botânico, agradece a parceria e ressalta que o espaço vai ficar ainda mais harmônico para receber a população e turistas. “Com as melhorias criamos mais condições para o Jardim Botânico, visitantes e funcionários com mais acessibilidade e com isso melhorando o trabalho para todos, e ainda contribuindo com a flora do município.”

Participaram da assinatura o vice-prefeito Júlio César de Freitas, o secretário de Governo Paulo Ney de Castro Júnior, secretário de Serviços Públicos Celso Donato, secretário-adjunto de Serviços Públicos Anderson Santos, presidente da Fundação Jardim Botânico Valdir Sementile, diretor administrativo financeiro da Fundação Jardim Botânico Sebastião Alves Ferreira e a diretora técnica-científica da Fundação Jardim Botânico Ângela Liberalli.

Jardim Botânico

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas começou suas operações em 11 de outubro de 2003. Sua missão é atuar na conservação da flora, em especial a do Planalto de Poços de Caldas e região, através da pesquisa, educação ambiental e manutenção de um acervo, em observação aos preceitos legais e científicos, contribuindo para a meta global de manutenção da biodiversidade para as futuras gerações.

O Jardim Botânico ocupa uma área de 45 hectares com vegetação representativa da região, onde estão implantadas trilhas interpretativas, coleções e seu centro de visitantes, laboratório e herbário.

É responsável pela gestão da unidade de conservação Parque da Serra São Domingos, com extensão aproximada de 260 ha de floresta semidecídua e campos de altitude.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!