- Publicidade -
11.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Leitura da semana: O Lobo da Estepe, obra-prima de Hermann Hesse

- Publicidade -
foto divulgação

Profundamente influenciado pela psicanálise, o escritor alemão Hermann Hesse escreveu “O lobo da estepe” aos 50 anos. O livro conta a história de Harry Haller, exatamente um homem de 50 anos, que acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e às partituras de Mozart; um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada.

A primeira parte do livro é o pesadelo do lobo Haller, sua depressão e sua incapacidade de se comunicar que está na base da crueldade e da destruição. Na segunda, o lobo se humaniza, através da entrada em cena de Hermínia, que tenta reaproximá-lo do mundo, no caso uma comunidade simplória, com salas de baile poeirentas e bares pobres.

- Publicidade -

O Lobo da Estepe foi escrito quando Hesse tinha 50 anos, como seu personagem, e estava profundamente influenciado pela psicanálise. O estilo adotado, altamente revolucionário para a época, foi elogiado por Thomas Mann, para quem, como novela experimental, O lobo da estepe era tão genial quanto Ulisses, de James Joyce.

Através de suas experiências, o protagonista embarca em uma jornada espiritual e existencial, explorando diferentes camadas de sua própria consciência e temas como isolamento, dualidade, alienação e a busca por um sentido na vida. O livro em seu todo é completamente subjetivo, mas deixa seu propósito claro. O autor nos convida a refletir sobre a importância de abraçar todas as partes de nós mesmos, tanto nossa natureza selvagem como a busca por uma conexão mais profunda com o mundo.

- Publicidade -

Hermann Hesse nasceu em Calw, na Alemanha, em 2 de julho de 1877 e faleceu em 9 de agosto de 1962. Vencedor do Prêmio Goethe e do Nobel de Literatura em 1946, ganhou o mundo com livros como O Lobo da Estepe, Sidarta e O Jogo das Contas de Vidro. Deveria ter sido pastor, segundo a tradição da família, mas não se identificou com a religião e, por volta dos 35 anos, mudou-se para a Suíça, onde passou a se dedicar à literatura. Apesar dos prêmios, o sucesso mundial aconteceu apenas depois de sua morte, em 1962.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura. A indicação desta semana é da equipe da Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi.

- Publicidade -

 

Serviço

Título: O Lobo da Estepe
Autor: Hermann Hesse
Data de publicação: 1927

O livro está disponível para empréstimo nas cinco unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.

Biblioteca Pública Municipal Marcus Vinícius De Moraes
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Biblioteca CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Telefone: 3697-2161
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!