É Natal e Holden Caulfield conseguiu ser expulso de mais uma escola. Com uns trocados da venda de uma máquina de escrever e portando seu indefectível boné vermelho de caçador, o jovem traça um plano incerto: tomar um trem para Nova York e vagar por três dias pela grande cidade, adiando a volta à casa dos pais até que eles recebam a notícia da expulsão por alguém da escola. A narrativa de acontecimentos quase banais na vida de um adolescente é nada mais nada menos que O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, o livro que inventou uma geração, uma das mais importantes crônicas da juventude da história da literatura e uma das principais obras da literatura norte-americana, indicação de leitura das Bibliotecas Públicas para este feriado de Tiradentes.
Os dias e noites do protagonista serão marcados por encontros confusos e ocasionalmente comoventes com estranhos, brigas com os tipos mais desprezíveis, encontros com ex-namoradas, visitas à sua irmã Phoebe, única criatura neste mundo que parece entendê-lo, e por dúvidas que irão consumi-lo durante sua estadia, entre elas uma questão recorrente: afinal, para onde vão os patos do Central Park no inverno? Acima de todos esses fatos, preocupações e pensamentos, paira a inimitável voz de Holden, o adolescente raivoso e idealista que quer desbancar o mundo dos “fajutos”, num turbilhão quase sem fim de ressentimento, humor, frases lapidares, insegurança, bravatas e rebelião juvenil.
Leitor, deixe-se consumir pela magia da narrativa de J.D. Salinger, para jovens de todas as idades, conheça ou revisite essa obra que, pouco a pouco, amplia a sua maneira de ver o mundo, desde 1951. A obra, indicação de leitura da equipe da Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi está disponível na própria Júlio Bonazzi (Monjolinho) e também na Biblioteca Centenário (Espaço Cultural da Urca).
Serviço
Livro: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: J.D. Salinger Data de publicação: 1951Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca) Telefone: 3697-2375 Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho) Telefone: 3697-2198 Horário de funcionamento: das 8h às 17h30