A Prefeitura de Poços se Caldas anunciou, na manhã desta quarta-feira (27), a instalação de uma fábrica do grupo polonês Canpack. A produção de latas de alumínio está prevista para começar em março de 2024, com obras que começam já em novembro de 2022.
O prefeito Sérgio Azevedo afirmou que as negociações para a vinda da Canpack começaram há um ano e meio. Além disso, as instalações de outras novas indústrias devem ser anunciadas em breve.
De acordo com Paulo Dias, diretor geral da Canpack Brasil, serão gerados 140 empregos diretos, com investimento inicial de R$ 710 milhões. Esta será a quinta unidade da empresa no país.
A escolha de Poços de Caldas, segundo o diretor, partiu da infraestrutura oferecida e do trabalho realizado pelo Executivo. “Poços apresentou uma excelente infraestrutura, do nosso ponto de vista, com hospitais, serviços básicos, água, eletricidade, gás natural canalizado. Também reconhecemos que a Prefeitura de Poços de Caldas e a Secretaria (Municipal) de Desenvolvimento (Econômico e Trabalho) fizeram o dever de casa”, comentou.
A intenção é que as instituições de ensino locais possam proporcionar a mão de obra, que deve ser qualificada, nas áreas de eletrônica e mecatrônica, entre outras.
“Acreditamos que as universidades de Poços tenham condições de atender e suprir essa mão de obra”, informou Paulo Dias.
André Balbi, diretor operações do grupo, informou que a produção local vai suprir a demanda de grandes clientes: “Nós atendemos, basicamente, todas as grandes empresas de bebidas, sejam cervejarias, refrigeranteiras ou de energéticos”.
Canpack
A Canpack, parte da Giorgi Global Holdings Inc., é uma fabricante global de latas de alumínio para bebidas e soluções de embalagem para a indústria alimentícia, bem como garrafas de vidro e tampas de metal.
Com sede em Cracóvia (Polônia), a Canpack emprega cerca de 8,5 mil pessoas em todo o mundo e tem operações em 17 países.