Vistoria conclui que presídio de Poços de Caldas está em situação “delicada”

PUBLICIDADE

O presídio de Poços de Caldas foi alvo recente de uma vistoria feita por integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MG). O relatório final aponta que a unidade tem uma situação “delicada”.

As vistorias realizadas não só em Poços de Caldas, mas também em Alfenas, Varginha e Três Corações aconteceram no final de junho e os relatórios foram emitidos na semana passada. O grupo verificou a situação estrutural de cada uma das unidades e apurou reclamações da comunidade prisional acerca da qualidade das refeições servidas.

PUBLICIDADE

O juiz Evaldo Elias Penna Gavazza, coordenador do GMF-MG, afirmou que o grupo encontrou realidades diferentes em cada uma das unidades. “Estamos retomando o cronograma de visitas, que precisou ser readequado em razão da pandemia e da conciliação das agendas de todos”, disse.

PUBLICIDADE

O magistrado ainda pontuou que a situação do presídio de Poços de Caldas foi considerada mais delicada. “Identificamos um quadro precário e que exigirá melhorias significativas. Para isso, faremos um debate conjunto, com o envolvimento de todos os órgãos e instituições que cuidam dessa área no Estado”, disse.

A visita do GMF-MG atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a fiscalização e o monitoramento das condições de cumprimento das penas, das medidas de segurança e das prisões provisórias. Ao conhecer a realidade das unidades prisionais e verificar in loco as reclamações feitas pela comunidade prisional, o GMF-MG pode propor melhorias e recomendar as providências necessárias para a solução das questões identificadas.

A situação do presídio de Poços de Caldas foi considerada a mais delicada entre as unidades visitadas (Crédito: Divulgação/TJMG)

Em Poços de Caldas, o grupo de visitantes foi integrado pelos juízes Aila Figueiredo e Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro; pelo juiz e membro do GMF-MG Tarcísio Marques, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Poços de Caldas; pela promotora de Justiça Gabriella Abreu Costa de Souza Lima; por Luciano Evangelista Cunha; por Fábio Vinícius Luiz; por Carlos Alberto Reis de Souza, diretor do Presídio de Poços de Caldas; e pela servidora do GMF-MG Ana Clara Saraiva Melo. O grupo também foi acompanhado por policiais penais do presídio de Poços de Caldas.

O post Vistoria conclui que presídio de Poços de Caldas está em situação “delicada” apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
FALECIMENTOS

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!