O aumento na procura por testes de covid-19 em Poços de Caldas fez a Secretaria Municipal de Saúde mudar os critérios antes que os testes acabem.
De acordo com nota divulgada nesta terça-feira (11), os testes serão realizados em pacientes oncológicos, que estejam realizando hemodiálise, gestantes ou idosos (a partir de 60 anos) com comorbidades.
Os pacientes que não se enquadram nesse grupo e apresentarem sintomas de síndrome gripal serão avaliados pela equipe médica do Hospital de Campanha sobre a realização do teste.
A Secretaria afirma ainda que tem testes suficientes para atender ao grupo prioritário e que aguarda a chegada de novos kits até sexta-feira, provenientes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e por aquisição própria.
De acordo com a prefeitura, a previsão era que os testes comprados chegassem ainda hoje. Porém, a empresa responsável não teria conseguido entregar no tempo previsto.
“As pessoas que apresentarem sintomas leves devem ficar em isolamento domiciliar. O teste deve ser realizado entre o 5º e 6º dia em pacientes sintomáticos graves. Devido à escassez de testes em todo o Brasil, adotamos este novo critério de testagem”, explica o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.