A Santa Casa de Poços de Caldas está com 100% dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 ocupados. Outros 14 leitos de UTI convencional também estão sendo utilizados neste momento e o hospital ainda informou a ocupação das enfermarias é de 80%, mesmo com cirurgias eletivas canceladas. Além disso, ainda há uma grande preocupação com a falta do medicamento utilizado para entubação.
“A grande preocupação do dia de hoje é que está acabando uma medicação, que é um sedativo que se usa dentro da UTI, que é o Midazolam, medicação extremamente importante para a sedação dos pacientes que estão em ventilação mecânica. Estamos muito preocupados, porque o mercado não está fornecendo mais essa medicação, não tem possibilidade de compra dessa medicação e os poucos substitutos que existem nós estamos tentando comprar, mas com muita dificuldade”, explica o diretor técnico do hospital, Alberto Volponi.
O diretor também informou que em poucos dias não haverá mais nenhuma medicação para realizar o procedimento. “Já notificamos as autoridades competentes, sabemos que é um problema nacional, sabemos que isso já chegou no Ministério da Saúde e parece que existe uma possibilidade do Ministério transferir essas medicações. O fato é que hoje (sexta-feira) acaba esta medicação e teremos que trabalhar com substitutos que temos uma reserva relativamente baixa, para poucos dias. É importante que a sociedade saiba que a UTI é composta por recursos humanos, equipamentos e medicamentos e este item faltando vai comprometer a qualidade do atendimento. Por isso, estamos colocando isso a público para que medidas possam ser tomadas no sentido de que não faltem esses medicamentos e a gente consiga continuar atendendo todas as demandas de covid, tanto do município quanto da região”, completa Dr. Alberto Volponi.