A Prefeitura de Caldas informou, nesta sexta-feira (26), que estabeleceu uma parceria com a Santa Casa para implantar, inicialmente, dois leitos equipados para tratamento de pacientes graves com covid-19, que precisem de ventilação mecânica e eventual entubação.
Os leitos serão mantidos permanentemente na unidade, com a estruturação da ala de atendimento de emergência ou semi-intensiva. Os respiradores foram fornecidos pela prefeitura e um carrinho anestésico foi doado por uma mineradora local.
A prefeitura também comprou um ventilador mecânico e conseguiu uma bomba de infusão emprestada da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas. Os profissionais envolvidos são contratados pela Santa Casa, uma parcela dos trabalhadores é paga com recursos próprios do hospital e outra parte é subsidiada pela prefeitura.
A Santa Casa de Caldas atende a pacientes com covid-19 desde o início da pandemia. O diretor, Jeferson Silva Carvalho, informa que há espaço reservado e profissionais treinados. “Agora, no entanto, será possível manter pacientes graves estabilizados no próprio município pelo tempo que seja necessário”.