O cadastro do Programa Municipal de Castração Animal, da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, será suspenso por 15 dias, a partir de segunda-feira (22). A pausa ocorre por conta da onda roxa, estabelecida pelo Governo de Minas Gerais em prevenção à covid-19.
“Essa paralisação é necessária, considerando o momento atual da pandemia. Com o aumento do número de casos e internações, a situação do estado e até a adesão do município à onda roxa. O programa de castração ficará suspenso, pois tem uma demanda grande, e a quantidade de pessoas no ato do cadastro é significativa. Nós contamos com a colaboração da população para evitar ao máximo sair de casa para tentar reduzir o número de casos”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.
Vale ressaltar que as castrações já agendadas serão realizadas seguindo todos os protocolos sanitários. “Nós vamos paralisar o cadastro enquanto estiver vigente a onda roxa, saindo desse momento os cadastros já serão retomados. Ressaltamos que as cirurgias agendadas continuarão normalmente”, salientou o coordenador.
Pelo programa, cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Quem já cadastrou o animalzinho deve verificar com a clínica escolhida o agendamento para a realização da cirurgia. São quatro estabelecimentos: Animal Zoo, no Country Club; Pet House, na Vila Nova; Dr. Darcy, no Caio Junqueira, e Associação dos Amigos e Protetores dos Animais (AAPA), no Conjunto Habitacional.