
A Franklin American School chama atenção na rua Assis Figueiredo, em Poços de Caldas. A fachada é pintada com estrelas e as cores da bandeira dos Estados Unidos. Quem passa por ali já fica logo sabendo: é onde funciona uma das principais escolas de inglês da região. Fundada pelos sócios João Gustavo Coelho e Mike Roos, essa é a primeira escola americana do Sul de Minas.
O grande diferencial da Franklin é que todos os professores são nativos dos Estados Unidos. Com diferentes sotaques, eles ensinam o inglês que os alunos vão encontrar em viagens, reuniões de negócios, certificações, vestibulares, entrevistas de emprego e outras situações nas quais o conhecimento e a fluência são necessários. “Nosso estudante consegue se comunicar em viagens internacionais após um ano de curso. Com dois anos, já está fluente”, comenta Mike.

Considerando que há diversos graus de fluência, a proposta da escola é instruir o estudante de acordo com sua necessidade. Mike explica que é criado um plano de estudo para cada um, com o intuito de atingir os objetivos pessoais: “No segundo ano os alunos chegam a um ponto em que não precisam pensar em português para conversar em inglês. Com professores nativos, conseguimos elevar a fluência a outros níveis. Levamos o aluno até o ponto que ele quiser”.
O método
Fundada em janeiro de 2012, em Poços de Caldas, a Franklin American School também tem filial em Pouso Alegre. O crescimento do negócio demonstra o sucesso do método, criado na Universidade de Cambridge (Inglaterra). A escolha por esse processo de ensino foi baseada em priorizar a comunicação como principal meio de aprendizado da língua, conforme explica João Gustavo: “Percebemos que o Brasil não tinha escolas de inglês focadas na conversação. A gramática é uma ferramenta do idioma, não é um fim. Utilizamos a gramática aplicada na conversação, nosso foco é que os alunos falem perfeitamente o inglês”.

Os alunos estudam previamente os conteúdos em casa, para que o aprendizado seja otimizado enquanto houver o contato com os professores nativos. Além de terem o inglês como língua mãe, os professores também têm propriedade para ensinar sobre a cultura, a sociedade e a realidade que os estudantes podem encontrar quando estiverem fora do país. “O objetivo nosso não é passar aluno de módulo, mas ensinar. Levamos a sério esse resultado”, afirma João Gustavo.
As turmas são pequenas, com poucos alunos. Assim, cada um participa ativamente das aulas durante todo o tempo, a partir da dinâmica de conversação estabelecidada pelo método. Por ter poucos estudantes em sala, o local também permite o distanciamento entre os presentes, para que as aulas sejam feitas em segurança, devido à pandemia de covid-19. Ainda há álcool em gel disponível em todas as salas e a opção de aula online.
Contato
A Franklin American School recebe alunos a partir de cinco anos de idade. O endereço é rua Assis Figueiredo, 520, Centro de Poços de Caldas. Para mais informações, o telefone é (35) 3714-1226.