Poços de Caldas, assim como toda a região sul de Minas Gerais, regrediu da Onda Amarela para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A deliberação foi informada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 na tarde desta quarta-feira (23), que também destacou a necessidade dos mineiros reforçarem as medidas de distanciamento social e prevenção durante as celebrações de Natal e Ano Novo.
As mudanças entram em vigor a partir do próximo sábado (26) e são válidas por uma semana. O objetivo é manter o equilíbrio do cenário pandêmico no estado.
O programa mineiro serve como orientação para as prefeituras retomarem de forma segura as atividades econômicas. Na onda vermelha, a mais restritiva do plano, é permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.
No começo de outubro, a prefeitura de Poços anunciou a saída do programa e publicou decretos liberando atividades como música ao vivo, passeios de charretes, além do fim das barreiras sanitárias.
Até o momento, o município não se pronunciou sobre a nova deliberação do comitê estadual.