A Santa Casa de Poços de Caldas vai receber 25 respiradores doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os aparelhos, produzidos pela empresa de soluções tecnológicas Tacom, com apoio da Fiemg, foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 3 de agosto.
Os equipamentos começaram a ser fabricados por meio do projeto Inspirar, que desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação de respiradores. No total, a Fiemg vai doar 1,5 mil aparelhos para hospitais de todo o estado. Os respiradores da Santa Casa devem chegar na próxima semana.
“Venho a público agradecer a Fiemg pelos 25 respiradores que a Santa Casa de Poços vai receber. Com eles, poderemos terminar de montar a Ala D, que é uma ala de 12 leitos específica para suporte de pacientes acometidos pelo covid. Os respiradores, como todos sabem, são fundamentais para a sobrevida e recuperação dos pacientes acometidos pelo covid. Os demais equipamentos darão pleno suporte a outros leitos nossos de CTI que estão também carecendo de respiradores. Essa doação vem em um momento muito bom, porque reflete todo um processo de recuperação e de incorporação de novas tecnologias que a Santa Casa vem fazendo em prol da população. Mais uma vez quero aqui expressar minha gratidão a todo pessoal da Fiemg e também a Tacom, que é a empresa responsável pelo projeto dos equipamentos. Esperamos com isso dar mais suporte à toda nossa população”, diz o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá.
Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a partir de agora Minas Gerais terá a melhor estrutura para enfrentar a covid-19, graças a uma ação coordenada com doações de industriais, com empresas que se envolveram no projeto e também do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que deu todo o apoio técnico.
“Esta conquista importante mostra a força da união da indústria mineira, que, liderada pela Federação, viabilizou recursos para o projeto, além de comprovar também a capacidade empresarial que temos em agir e aprovar, em tempo recorde, um projeto que vai atender as demandas da nossa sociedade”, pontua.