- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços-caldenses vítimas de covid-19 têm histórias contadas em memorial online

- Publicidade -

Um memorial online foi criado com o objetivo de contar a história dos brasileiros vitimados pelo coronavírus. O site “Inúmeravéis” propõe uma reflexão: “Não há quem goste de ser número. Gente merece existir em prosa”.

A reportagem do Poços Já encontrou duas vítimas da doença, nascidas em Poços de Caldas, que tiveram suas histórias contadas no site. Ambas faleceram no estado de São Paulo. Os nomes das vítimas que morrem em Poços não foram divulgados pela Secretaria de Saúde.

- Publicidade -

O projeto destaca que, durante pandemias, a tendência é que as vítimas virem números. “Estatísticas são necessárias. Mas palavras também. Se nem todas as vítimas tiveram a chance de ter um velório ou de se despedir de seus entes queridos, queremos que tenham ao menos a chance de terem a sua história contada”.

A primeira história contada de um poços-caldense é de Luis Fernando Camargo Ribeiro, de 52 anos, pelo jornalista Josué Seixas, com a ajuda da esposa. “Um marido maravilhoso, um pai presente e um trabalhador muito honesto”, começa o texto.

Luis Fernando era segurança, tinha esposa e filho, com quem gostava de passear, assistir a vários filmes e falar de carros. “Por mais que a profissão indicasse que era um homem duro, restava dentro de si a definição de ser um ‘marido maravilhoso, um pai surreal’. Era tão sensível que lhe cabia o apelido de Fê. Teve de lutar por seu espaço a cada dia. Sofreu racismo, mas nunca quis entrar em confusão. Feito educador, deixava que suas palavras fossem a mensagem para uma sociedade mais igualitária”, diz outro trecho. “Ao despedir-se, deixou para a esposa as palavras que sempre repetiu: ‘Te amo, minha baixinha’ ”, finaliza.

O segundo texto em homenagem a um poços-caldense fala de Rubens Machioni Silva, de 70 anos, e foi escrito pelo jornalista em entrevista feita com sobrinha da vítima.

O texto começa falando de três paixões, os filhos, a advocacia e o time, Palmeiras. Depois conta das viagens frequentes à terra natal.

“Nas horas vagas gostava de viajar, principalmente para Poços de Caldas, onde morava sua esposa e seu filho. Não dispensava o cafezinho na padaria todos os dias. Mesmo distante sempre lembrou da minha filha, a chamava de linguaruda por ela tirar fotos mostrando a língua. Não nos falávamos há algum tempo. ‘Estou bem, obrigada’ foi nosso último contato. Será lembrado pela alegria, o sorriso e pelo companheirismo. Saudades”.

O Inumeráveis é dedicado à memória das vítimas da doença. O memorial surge com a missão de valorizar, em forma de registros históricos, cada uma das vidas perdidas em função da pandemia do coronavírus no país. Trata-se de uma obra colaborativa para não deixar que as vidas perdidas se tornem apenas estatísticas. Para participar, familiares das vítimas podem enviar um relato à equipe do projeto, mediante o preenchimento de um formulário ou por áudio de WhatsApp.

Os pacientes que morreram em Poços, devido à covid-19, não tiveram seus nomes divulgados pela Secretaria de Saúde e, por esse motivo, não foram pesquisados pela reportagem.

O post Poços-caldenses vítimas de covid-19 têm histórias contadas em memorial online apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!