A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no início da noite desta quinta-feira (16), mais um boletim epidemiológico. A principal mudança é a inclusão da primeira morte por covid-19 em Poços de Caldas, que aconteceu hoje de manhã.
O paciente, um homem de 67 anos, testou positivo para o novo coronavírus após viajar para o Caribe. Na mesma viagem estava Gilberto Loiola, de 74 anos, que faleceu na segunda-feira (13). Porém, a morte de Gilberto consta em investigação, já que ele testou inicialmente negativo, no exame feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), e depois positivo, no teste rápido realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O boletim ainda informa que há 416 casos suspeitos na cidade, 4 confirmados e 27 descartados. Atualmente, 6 pacientes aguardam resultados.
Mudanças no boletim
A prefeitura também informou hoje que está trabalhando em um novo modelo de boletim epidemiológico, que seja independente das atualizações realizadas pelo governo estadual. O assunto foi tema de uma indicação da vereadora Maria Cecília Opipari (PT), que sugere a divulgação de dados mais completos (saiba mais clicando aqui).
Em nota, a prefeitura informou que “em função do dinamismo no quadro epidemiológico do município, verificado especialmente durante esta semana, a Secretaria de Saúde trabalha para a adoção de um boletim local. Para atualização dos dados, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza informações da Secretaria Estadual de Saúde e do GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial da Funed”.