Começa na quinta-feira (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Serão imunizados os seguintes grupos: caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, cobradores e portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras, além de pessoas com condições clínicas especiais.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que há 6.760 doses disponíveis por enquanto e a expectativa é que sejam imunizadas 10.779 pessoas nessa segunda fase da campanha. “Caminhoneiros e motoristas de coletivo devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e das doenças crônicas, o atestado médico é solicitado”, explicou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização.
Idosos e profissionais de saúde também podem ser atendidos até o fim da campanha.
Locais de vacinação
Nesta fase não haverá o drive-thru, em função do público menor a ser vacinado. Na Policlínica Central o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas seguintes salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club.
Terceira etapa
A partir do dia 9 de maio, a vacinação começa para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o novo coronavírus. A campanha vai até o dia 22 de maio.