Na noite desta segunda-feira (13) pode ter ocorrido a primeira morte decorrente de covid-19 em Poços de Caldas. Gilberto Loiola, de 75 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado da cidade.
As informações iniciais, divulgadas pela prefeitura, dizem que ele estava hospitalizado há pelo menos duas semanas, após retornar de um cruzeiro pelo Caribe e apresentar sintomas gripais. Essa é a mesma descrição do terceiro caso confirmado na cidade, mas trata-se de outra pessoa, que estava na mesma viagem. Ele não entrou nas estatísticas de casos confirmados.
A mesma nota também informa que foram realizados dois testes e que os resultados foram diferentes. O primeiro, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi negativo. Em seguida, em teste rápido feito pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o mesmo paciente testou positivo.
Devido às divergências, a família e a funerária foram orientadas a realizar o velório e o sepultamento de acordo com os cuidados recomendados para vítimas da covid-19. Mais informações sobre o caso serão divulgadas no boletim epidemiológico desta terça-feira (14).