A Santa Casa de Poços de Caldas anunciou a disponibilização imediata de oito novos leitos de UTI exclusivos para síndromes respiratórias graves, que incluem a covid-19. Também já estão disponíveis 24 leitos de observação clínica que serão utilizados para pacientes com o novo coronavírus.
O prefeito Sérgio Azevedo afirmou que vai trabalhar na busca por equipamentos. “A Santa Casa está concluindo obras aqui que vão disponibilizar ainda mais leitos, vamos buscar respiradores, além de outras ações que estamos fazendo. Nesse momento queremos agradecer a Santa Casa por tudo que já fez e por tudo que está fazendo por Poços de Caldas”.
O hospital também está reformando a UTI Neonatal, para incluir leitos destinados a adultos. Ao todo, serão mais 17 vagas.
O secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, lembrou de todo o esforço que está sendo feito para que Poços possa não sofrer muito com a pandemia de Covid-19. “É muito bom poder ouvir notícias boas nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Estamos tomando aqui, junto com a Santa Casa, junto com os outros hospitais e com toda Saúde de Poços de Caldas, essas medidas para que a gente não seja surpreendido mais para frente. Ontem (quinta), as primeiras caixas de material médico da Alcoa já chegaram, uma parte aqui na Santa Casa e uma parte no Hospital São Domingos, o que proporcionará mais 20 leitos de isolamento totalmente completos que poderão ser colocados aqui na Santa Casa na ala das suítes. Dessa forma poderemos melhorar as condições de atendimento na nossa cidade”.
O diretor técnico do Hospital, Alberto Volponi, revela que na Santa Casa, até quinta-feira (9), quatro casos suspeitos de covid-19 ficaram internados, mas foram feitos testes rápidos e nenhum testou positivo para a doença.