O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, explicou na tarde desta quinta-feira (2) o aumento repentino no número de casos suspeitos de covid-19 na cidade. O boletim epidemiológico de terça-feira (31) indicava 65 pacientes, mas no dia seguinte o número subiu para 178.
“O Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde, em comum acordo com os municípios, resolveram fazer uma mudança no critério técnico de fazer a contagem. Essa mudança demorou um tempo, dois ou três dias. Além disso, sob o ponto de vista médico, houve uma mudança que explica pra valer o que aconteceu: até então eram classificados como suspeitos os pacientes que vinham do exterior, que eram colocados em quarentena como suspeitos, mesmo que não apresentassem sintomas, mas agora o Ministério da Saúde entendeu que não é mais assim, porque o Brasil já está em transmissão comunitária. Agora, a pessoa com sintomas leves de gripe passa a ser um caso suspeito”, diz o secretário no vídeo publicado pela secretaria de Saúde nas redes sociais.
Durante quase sete minutos Mosconi trata de diversas questões ligadas à pandemia e seu enfrentamento em Poços. Ele lembra que há dois casos confirmados, mas que estão sendo aguardados os resultados de mais 15 testes, que devem chegar nos próximos dias.
O secretário destaca ainda que não é porque uma pessoa se enquadra como suspeita que ela vai ter um diagnóstico positivo, já que em alguns casos há melhora durante a quarentena, sem necessidade de colher material para exame.
Isolamento social
A manutenção do isolamento social foi mais uma vez reforçada por Mosconi. “Nós estamos vivendo um momento grave, diferente, mas as coisas estão caminhando com certa segurança e equilíbrio. Não tem, neste momento, nenhum remédio melhor que ficar em casa”.
Mosconi ainda agradeceu comerciantes e empresários que têm apoiado as medidas, além das empresas e instituições que estão oferecendo suprimentos, como máscaras, luvas e até mesmo recursos em dinheiro. “Entre as doações recebemos uma doação de R$ 1 milhão da Alcoa para que pudéssemos comprar equipamentos para colocar nos hospital que vão ser destinados para a Santa Casa, o hospital de campanha São Domingos e também para o Santa Lúcia”, destacou.
O secretário termina a gravação agradecendo aos profissionais de saúde do município, pela dedicação no enfrentamento à pandemia.