A mulher de 58 anos considerada o primeiro caso suspeito de covid-19 em Poços de Caldas testou negativo para o coronavírus. O resultado foi recebido nesta terça-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde.
A paciente também não tem Influenza A, H1N1 nem H3N2, segundo o teste. Agora, o município tem outros dois casos suspeitos, que aguardam resultado do exame, e outras dez pessoas em isolamento familiar.
“Seguimos os protocolos do Ministério da Saúde e do Cievs – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais. A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde deve fazer contato imediato com o Cievs, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado. É preciso se enquadrar em critérios determinados para ser efetivamente considerado um caso suspeito. Nestas situações, a indicação é pela coleta de material para análise e isolamento domiciliar de 14 dias. Em outros casos, o isolamento domiciliar é indicado de forma preventiva, mas o material não é colhido para análise, quando são consideradas pessoas monitoradas mas ainda não se enquadram como suspeitas”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde continua com um plantão telefônico, pelo 3697-5973. Havendo sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, a indicação é procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, para o primeiro atendimento e encaminhamento.
Os pronto atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) seguem também no acolhimento e suporte. “Nossas equipes seguem vigilantes e atualizar estes protocolos faz parte da atuação, de acordo com a maneira como a situação evolui”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.