A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas realizou uma entrevista coletiva no final da tarde desta segunda-feira (16) para divulgar as medidas de prevenção ao coronavírus. Também foi divulgado que a cidade tem cinco casos suspeitos em isolamento familiar.
As aulas de escolas e creches da rede municipal serão suspensas de quarta-feira (18) até 29 de março. O aumento ou o término do período sem aulas será discutido durante os próximos dias. A recomendação é que as crianças não fiquem com os avós, pois idosos fazem parte do grupo de risco da doença. Parques infantis também estarão fechados.
Estão suspensos eventos em espaços públicos, sejam esportivos, sociais ou culturais. Além disso, servidores municipais acima de 60 anos e que sejam portadores de doenças crônicas vão ficar em casa, a partir de terça-feira (17). O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, solicitou que a iniciativa privada execute as mesmas medidas.
O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, destacou que essas medidas visam a prevenção. “Não é momento para pânico, mas de preocupação, mudança de hábito e prevenção”, disse.
Suspeitos
Além da mulher de 58 anos, que foi divulgada como o primeiro caso suspeito da doença em Poços de Caldas, mais quatro pessoas estão em isolamento familiar: duas que vieram da Argentina, uma vinda de Portugal e outra que teve contato com paciente diagnosticado com coronavírus.
Entre os cinco suspeitos, três tiveram material coletado para exame, de acordo com avaliação e autorização do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas). O prazo para conclusão de cada exame é de sete dias úteis após chegada ao laboratório, porém estão ocorrendo atrasos devido ao aumento da demanda. Dessa forma, ainda não há previsão para confirmação ou não da doença nos casos locais.
Como proceder?
A Secretaria de Saúde informou que pacientes com possibilidade de gripe ou coronavírus recebem atendimento diferenciado nas unidades de saúde. Casos de pessoas com histórico de deslocamento para o exterior são discutidos com o Cievs. Quem não tem sintomas de gripe, mas que esteve em locais de maior incidência do vírus, deve permanecer em casa.
Prevenção
A Secretaria de Saúde solicita que sejam tomadas algumas medidas de prevenção. Entre elas, as principais são lavar as mãos, adiar qualquer tipo de viagem, evitar locais com aglomerações e priorizar ficar em casa.