
O envelhecimento humano é natural e impossível de parar. No decorrer da vida os olhos também ficam mais frágeis, mas é possível prevenir o aparecimento de doenças e manter a saúde ocular mesmo com a passagem do tempo. Segundo o médico oftalmologista Carlos Aterje, a alimentação é um fator importante para que a visão permaneça saudável.
Aterje explica que os radicais livres são grande vilões da saúde dos olhos. Essas moléculas, quando em excesso, adiantam o envelhecimento e provocam danos em diversas partes do corpo. Por exemplo, degeneração macular. Para combater os radicais livres, são necessárias moléculas antioxidantes, que podem ser adquiridas de forma simples, na alimentação.
Não há mistério. Consumir alimentos naturais e saudáveis é fundamental para enxergar bem. “É importantíssimo ter uma alimentação balanceada. Oleaginosas, por exemplo, possuem gorduras boas, ricas em ômega 3. Este é um antioxidante presente em grãos, castanhas e nozes, que evita o envelhecimento da retina, da córnea e das estruturas oculares”, informa o médico.
Alimentos ricos em vitaminas A, C e E também são ricos em substâncias antioxidantes. A cenoura, já conhecida aliada dos olhos, tem alta concentração de vitamina A, assim como outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora. Quanto à vitamina C, é encontrada em diversas frutas, principalmente as cítricas: laranja, limão e tangerina, por exemplo. Para consumir a vitamina E, é importante incluir nas refeições folhas verde-escuras, como espinafre, agrião e rúcula.
Outro amigo dos olhos é o ômega 3, que alivia a pressão intraocular e previne a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e o olho seco. Para consumi-lo, é só incluir na dieta peixes, folhas verde-escuras e oleaginosas.
A importância dos alimentos para a visão ainda vai além, como alerta Aterje: “Gorduras ruins entopem as artérias da retina, levando a quadros de isquemia e perda de função da retina. Além disso, alimentação inadequada também leva à diabetes, que é extremamente lesiva para as células da retina e fundo do olho”.