
Catarata, degeneração macular, glaucoma. Há diversos problemas oculares relacionados à idade. Geralmente aparecem após os 60 anos, mas o diagnóstico precoce aumenta a eficácia do tratamento. Por isso, o médico oftalmologista Carlos Aterje recomenda: após os 40 é fundamental fazer exames de vista anualmente.
Alguns hábitos podem ajudar na prevenção, como a utilização de óculos escuros com filtro para raios ultravioleta, ou óculos que filtram a luz azul. Por outro lado, o fumo e o diabetes podem provocar o surgimento destas patologias.
Catarata
A catarata é causada principalmente pela incidência dos raios solares e tem progressão muito lenta. Normalmente, acompanha o envelhecimento do paciente e pode ser consequência de diabetes ou congênita, devido à má formação do cristalino.
Esta é a causa de cegueira com maiores chances de reversão, devido à possibilidade do implante de lente intraocular. O principal sintoma da catarata é a perda de foco, que acontece aos poucos. “Quando o cristalino deixa de ser transparente e começa a ficar opaco, esbranquiçado, a pessoa vai diminuindo a visão para longe e perto”, explica Aterje.
Glaucoma
O glaucoma aparece com maior frequência a partir dos 40 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida. Quem possui histórico familiar também deve consultar periodicamente um oftalmologista.
Esta é uma neuropatia do nervo ótico, o qual é responsável por transmitir as informações da visão para o cérebro. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, que pode ser realizado com remédios ou cirurgia. Atenção: o principal sintoma é a perda de visão periférica, que acontece aos poucos.
Degeneração macular
Uma das principais causas de cegueira, a degeneração macular, provoca perda de visão no centro do campo visual. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia.
Diretamente relacionada à idade, aparece mais cedo no caso dos fumantes. “O cigarro facilita a formação de placas de gordura no sangue e lesiona a parede das artérias, o que causa diretamente o comprometimento da mácula e consequente perda de visão”, informa Aterje.