O caminho para entender a importância da publicidade e suas diversas facetas e mudanças na sociedade não é nada curto. É por isso que a partir de agora iremos conversar sobre publicidade, propaganda e marketing – e tudo que envolve esse mundo.
Antes disso, preciso me apresentar. Sou o Adinan Nogueira. Publicitário formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.
Talvez você ainda não saiba, mas absolutamente tudo que o cerca está pautado em um conceito publicitário. Isso porque estamos constantemente procurando vender produtos ou ideias. Seja a nós mesmos como pessoas, seja um produto propriamente dito ou até mesmo uma ideia. Vendemos ideia o tempo todo. O fato de que eu estou agora escrevendo esse texto para convencê-lo que publicidade é importante também é uma forma de vender minha ideia.
A publicidade nos convence constantemente a acreditar em ideias, a enxergar o motivo de precisarmos de determinado produto, a nos desenvolver… Acontece isso porque você entendeu ao longo da vida que precisaria de um emprego melhor para comprar coisas melhores, conhecer outros lugares, conquistar espaço. Tudo isso vendido através de um conceito publicitário, mesmo que involuntariamente. De maneira geral, foi preciso um time de profissionais para pensar em uma campanha que conseguisse convencê-lo de querer mais e buscar por mais.
E aí, sabe o que é publicidade? O feed do Instagram, do Facebook… Ali, muitas pessoas se juntam para “vender sua imagem”. Além disso, marcas aproveitam o espaço para expor seus produtos, ideias e para aumentar a confiança e a proximidade com seus clientes.
A televisão também é publicidade. A vitrine das lojas, com manequins e peças expostas cuidadosamente a ponto de chamar atenção de quem passa na rua. Quem sabe se a ideia do amor também não seja publicidade para vender um conceito de felicidade e tudo que engloba o caminho para alcançá-lo?
O fato é que publicidade, marketing e propaganda estão muito mais à nossa frente do que é dito por aí. Um conceito de marketing diz que tudo pode se transformar em um produto desde que solucione um problema e entregue uma solução. A propaganda entra para criar a alma deste produto e, assim, fazê-lo chegar até o consumidor final. Tudo pode virar um conceito publicitário, assim como tudo pode virar um produto de marketing e nem toda propaganda serve para toda ação de marketing. Consegui confundir sua cabeça?
Mas estaremos aqui para falar mais sobre esse mundo da publicidade e propaganda e para entender melhor seus processos e estratégias. Para começar, saiba que tudo é publicidade e saiba que ela é necessária. Todo o resto descobriremos juntos!
*Adinan Nogueira é publicitário, formado pela FAAP, mestre e professor universitário, diretor da Agência Cervantes e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal.