O ato de coçar os olhos pode até parecer inofensivo, mas está longe disso. Segundo o médico oftalmologista Carlos Aterje, é preciso tomar cuidado e evitar levar os dedos aos olhos, porque isso pode provocar até problemas graves, como ceratocone.
A coceira é comum em pessoas atópicas, ou seja, que são predispostas a sofrer com alergias como bronquite, dermatite, rinite e sinusite. Nesses pacientes, ocorrem conjuntivite alérgica e outras alergias durante todo o ano, causadas por deficiências no sistema imunológico.
Dessa forma, muitas vezes os olhos são o foco da alergia e ficam vermelhos e irritados, causando coceira. “O ato de coçar é extremamente perigoso para o olho, pode desenvolver o ceratocone, que leva a miopia, astigmatismo e baixa acentuada da visão”, explica Aterje.
O médico informa que é preciso usar colírios antialérgicos e até mesmo corticoides em alguns casos, para desinflamar e acalmar os olhos. A sensação da coceira é desconfortável, mas também é possível usar colírios que geram alívio ao hidratar a vista.
“Recomendo que os pacientes coloquem os colírios na geladeira, porque lágrimas artificiais geladas aliviam muito a coceira. A pessoa não deve coçar o olho de jeito nenhum, mas sim procurar um especialista e tratar a alergia. Muitos colírios podem ser usados o ano inteiro, não fazem mal para os olhos e a hidratação diminui os anticorpos que provocam a coceira, além de diluir o filme lacrimal”, explica o oftalmologista.
O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro de Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone (35) 3722-2808.