- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

A Família Moreira Salles em Poços de Caldas

- Publicidade -

Olá a todos, hoje irei falar sobre a família que fez uma das mais importantes construções da história de Poços de Caldas, o estabelecimento comercial e bancário Casa Moreira Salles:

- Publicidade -

Como podemos ver, infelizmente o lugar já não existe mais, mas ela foi uma grande e importante construção na Rua Assis Figueiredo, pois foi o lugar onde começou o banco Itaú Unibanco no Brasil.

- Publicidade -

O estabelecimento foi fundado em 1919 e era uma loja que tinha de tudo: tecidos de todas as qualidades, armarinhos, finas confecções, alfaiataria, seções de secos e molhados, e a partir de 1924, começou a ter uma agência bancária.

O responsável pelo casarão foi o comerciante João Moreira Salles, que veio da cidade de Cambuí – Minas Gerais. Ele era casado com Lucrécia de Alcântara e tinha quatro filhos: Walther, Elza, Hélio e José Carlos.

- Publicidade -
A família de João Moreira Salles.

Entre seus filhos, Walther foi o que dirigiu a Casa Moreira Salles a partir de 1933. Ele tinha uma estratégia que fez com que seu negócio atingisse um grande sucesso: “Ao invés de disputar com os concorrentes, porque não propor alianças?”, foi assim que ele conseguiu absorver outros bancos e desta forma, o Banco Moreira Salles resultou em 1967 no “União dos Bancos Brasileiros S.A”, que mais tarde passou a ser denominado apenas como Unibanco. Por fim, em 2008 o Unibanco fundiu-se com o banco Itaú, tornando-se o Itaú Unibanco – Banco Múltiplo.

Walther foi empresário, banqueiro, diplomata, advogado brasileiro, chegou a ser diretor do Banco do Brasil, superintendente da Sumoc (Superintendência de Moeda e Crédito –  embrião do futuro Banco Central) e também embaixador do Brasil em Washington.

Por volta de 1982, o casarão da família Moreira Salles foi demolida em Poços de Caldas, dando lugar a estrutura moderna que temos hoje em dia. Infelizmente, esta modernização acabou matando um importante ponto histórico da família na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas em compensação, em 1992 foi fundado na cidade, a entidade de assistência à cultura do país, o Instituto Moreira Salles (IMS) / Casa da Cultura. Ele foi construído junto ao preservado chalé da família dos Procópios, feito em 1894 pelo engenheiro alemão Carlos Alberto Maywald e pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Pansini. Além de Poços, o IMS também passou atender em Rio de Janeiro e em São Paulo.

Walther morreu aos 88 anos, por morte não revelada pela família. Ele deixou quatro filhos: Pedro Moreira Salles, atual presidente do conselho do Itaú Unibanco, o cineasta Walter Salles (de nome Walter Moreira Salles Júnior), o documentarista João Moreira Salles e  Fernando Roberto Moreira Salles, editor e presidente do Conselho da CBMM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, então essa foi a história de umas das importantes contribuições da família Moreira Salles para o comércio e cultura de Poços de Caldas. Mas se você quiser ver mais fotos e história sobre a edificação da Casa Moreira Salles, clique aqui neste link. E se você quiser saber mais sobre a Família Moreira Salles, clique então aqui neste link.

*Rafael E. Henrique é formado em Ciências da Computação em São José dos Campos e também tem uma paixão por história e fotografia, o que o levou a criar o site Resgatando Cidades e o Resgatando Poços de Caldas para mostrar comparações e pesquisas sobre o passado da cidade com a intenção de incentivar a sua preservação.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!