A inauguração da nova planta da Danone em Poços de Caldas foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Distrito Industrial. Participaram da cerimônia o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e o prefeito Eloísio Lourenço (PT), entre outras autoridades.
Após fazerem discursos enaltecendo a fábrica, o governador, que está sendo investigado pela Operação Acrônomo, e o prefeito de Poços seguiram para Belo Horizonte (MG) e se recusaram a falar com a imprensa. Um dos principais assuntos que seriam discutidos, principalmente com o governador, seria a dívida do governo estadual com a Santa Casa de Poços de Caldas, que compromete a prestação de serviços na área oncológica.
A fábrica
Com área de 100 mil metros quadrados e investimento de R$120 milhões, a nova unidade vai fabricar produtos da Danone Early Life Nutrition, linha de nutrição infantil da multinacional. A expectativa é de geração de 200 empregos até o fim de 2017.
Esta é a segunda planta da empresa em Poços de Caldas, já que a primeira foi adquirida há 46 anos. “A cidade abrigou e viu crescer a Danone, que se tornou sinônimo da categoria de iogurtes no Brasil”, disse a presidente da Danone Early Life Nutrition no Brasil, Edna Giacomini.
Ao todo, a Danone tem oito fábricas no país e a do Distrito Industrial terá produtos exportados para a América Latina. A tecnologia implantada não usa água, já que a matéria-prima utilizada é na versão em pó.