Todos nós planejamos nossa vida e muitas vezes nos pegamos imaginando como e onde vamos estar dali a alguns anos. O que vamos estar fazendo, com quem vamos estar, como estarão nossos filhos, nossa família, se estaremos todos com saúde, enfim. Mas não basta só imaginar e sonhar. Para que tudo possa vir a ser realidade precisamos planejar e acima de tudo ter ações que façam com que estes planos se realizem.
Na administração pública também deve ser assim… Para sonharmos a Poços que queremos em 31 de Dezembro de 2020, precisamos começar a planejá-la agora.
Sonho em ver, não só nossa cidade, como todas as outras de nosso País, ser administrada de uma forma mais técnica, onde o 1º critério a ser levado em conta na nomeação de algum cargo seja a capacidade e competência de cada um e não a filiação partidária ou grau de amizade com o Gestor Público (sim, acho que esse é o nome adequado para tratarmos os Prefeitos).
Sonho que as cidades tenham planejamento e que sejam seguidos, que independam de quem está à frente no momento. Que as decisões tenham continuidade, que os projetos tenham sequência e com isto a cidade possa atingir o progresso que tanto almejamos.
Sonho que o dinheiro seja investido onde realmente é prioridade para a cidade, independente se isso trará “votos” ou não para o Gestor. Ou será que resolver o problema da malha viária de Poços ou investir na solução do problema das enchentes que atingiram nossa cidade este ano têm menor importância do que fazer obras que possibilitam a inauguração com a respectiva placa que eternizaria o Gestor?
Sonho com o Gestor que fará o básico da administração de uma empresa e também de sua própria casa: Que gastará apenas o que arrecada! Sim. este é o segredo de qualquer administração. Muitos Prefeitos reclamam que não conseguem fazer uma boa gestão porque as finanças de seu município estão deterioradas… Penso que é o inverso: as finanças estão deterioradas porque não temos uma boa Gestão!
Tenho sim inúmeros outros sonhos, mas que só poderão ser realizados após a realização dos agora citados. Nada será possível fazer se não implantarmos uma mudança de mentalidade em nossa política! E podemos começar por aqui…
Esta é a Poços que queremos!!
*Sérgio Azevedo é engenheiro civil na prefeitura de Poços de Caldas, presidente da Coopoços e pré-candidato a prefeito.