Através de dois requerimentos aprovados pela Câmara, o vereador professor Flávio Faria (Rede) solicita informações da Prefeitura sobre o novo Sistema de Gestão Eletrônica do ISSQN e de Geração da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Recentemente, o novo sistema foi apresentado pela administração a diversos profissionais da área de contabilidade e começou a operar no município no último mês de outubro.
O parlamentar ressaltou que foi procurado por diversos profissionais devido às dificuldades encontradas para operação do sistema adotado pela Secretaria Municipal da Fazenda. “De acordo com as reclamações que recebemos, os problemas foram tantos que a prefeitura precisou retornar ao sistema que era utilizado anteriormente. Nos requerimentos encaminhados ao Executivo, listamos esses problemas, como por exemplo o fato do novo sistema não calcular a retenção do ISS, bem como não emitir recibo, conforme prevê a legislação. Além disso, a lentidão do sistema acaba prejudicando os profissionais. São mais de 27 itens pontuados e que precisam ser analisados”, disse.
Segundo o vereador, tendo em vista as inúmeras observações feitas pelos usuários, é preciso saber quais providências a prefeitura está tomando para regularizar e solucionar os problemas existentes. O legislador questiona, ainda, quais os custos do contrato atual, bem como do que vigorava anteriormente. “Foi divulgado que o projeto daria maior transparência e redução de custos, além de facilitar o cumprimento das leis tributárias pelos contribuintes, dentre outras melhorias. Entretanto, temos notado uma constante insatisfação e queremos saber as ações da prefeitura para reverter essa situação”, concluiu Flávio Faria.
Fonte: Câmara de Poços de Caldas