A diretoria do Grupo DME foi convocada pela Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (22), para prestar esclarecimentos sobre diversas questões. O principal motivo, segundo os vereadores, seria a recente nomeação de secretários do Executivo para o Conselho de Administração da DME Participações.
Os atuais conselheiros tomaram posse dia oito de setembro e são o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Reis, o procurador geral do município, Dalmo Silveira, e o secretário municipal de Turismo, Rômulo Vilela.
Para o vereador Paulo Eustáquio, é importante saber quais os critérios da nomeação. “Isso trouxe uma certa preocupação. Não somos nós que estamos questionando, e sim a população. Qual o motivo? Nós temos que saber. O Legislativo tem responsabilidade com a população de Poços de Caldas e com o patrimônio do nosso município”, questionou.
Foram convocados o presidente da DME Participações, João Deom Pereira, o diretor financeiro da DME Participações, Fernando Posso, o diretor superintendente da DME Energética, Miguel Franco, e o diretor superintendente da DME Distribuição, Marcos Alvim.
A convocação ainda trata de temas como os repasses para a prefeitura desde janeiro de 2013, os respectivos pareceres dos conselhos Fiscal e Administrativo, possível transferência para a prefeitura de recursos provisionados para o pagamento de multa da Receita Federal, os orçamentos das empresas do grupo e a substituição e modernização da iluminação pública.
Explicações
Procurado pelo Poços Já, o diretor financeiro da DME Participações, Fernando Posso, informou que os nomes do conselho foram feitos com base na formação dos secretários. Segundo Posso, Rodrigo Reis e Dalmo Silveira são advogados e Rômulo é engenheiro, o que poderia ser útil para a tomada de decisões da empresa. “Era um momento de renovação e a nomeação é de livre escolha do Executivo. O único pré-requisito para ser conselheiro é ter curso superior”, disse o diretor.
A convocação foi assinada pelos vereadores Antônio Carlos Pereira (DEM), Jonei Eiras (PSDB), Marcos Sansão (PSDB), Maria José Scassiottti (PSDB), Paulo Eustáquio (PSD), Tiago Cavelagna (DEM) e Valdir Sementille (DEM).