O vereador Jonei Eiras (PSDB), através de um requerimento aprovado na sessão da Câmara da última terça-feira (11), solicitou informações da prefeitura sobre o projeto Consultório na Rua, instituído pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011. Um dos questionamentos do parlamentar foi a respeito da implantação da proposta em Poços visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
De acordo com o legislador, as equipes do Consultório de Rua são formadas por profissionais de diversas áreas que desempenham atividades para garantir atenção, defesa e proteção àqueles em situação de risco social e pessoal. “Este é um assunto que vem sendo abordado frequentemente, inclusive em programas de televisão. O projeto tem como objetivo ofertar de maneira mais oportuna atenção integral à saúde para o grupo em situação de risco, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, destacou.
Jonei Eiras falou, ainda, das portarias do Ministério da Saúde que fixam valores de custeio das equipes de Consultório na Rua e ampliam o rol de categorias profissionais que podem fazer parte do projeto em diferentes modalidades. “A intenção é saber se o Executivo tem conhecimento dessas normas, se já apresentou algum projeto para adesão ao programa e, caso afirmativa a resposta, se foi habilitado para executar os serviços. É uma proposta de grande alcance, onde as equipes desenvolvem ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde, CAPS e Serviços de Urgência e Emergência, portanto acreditamos na importância do projeto para Poços de Caldas”, afirmou.
O requerimento apresentado pelo vereador, bem como os demais documentos legislativos, estão disponíveis para consulta no site da Câmara, no link Proposições.
Fonte: Câmara Municipal de Poços de Caldas