- Publicidade -
13.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cobertura de Saúde da Família chega a 73% em Poços de Caldas

- Publicidade -
Foram inauguradas seis unidades desde 2013.
Foram inauguradas seis unidades desde 2013.

A cobertura das equipes de Saúde da Família em Poços de Caldas foi ampliada de 54%, em 2012, para 73% em 2015. As ações de fortalecimento e ampliação da Atenção Básica garantem o atendimento a aproximadamente 120 mil pessoas em todas as regiões do município.

Hoje, Poços de Caldas tem 32 equipes de ESF cadastradas no Ministério da Saúde. Além do aumento das equipes, a Prefeitura investiu na melhoria da estrutura física, com obras de construção e ampliação de dez Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde 2013, seis UBS foram inauguradas: UBS Regional Sul, UBS Regional Leste, Kennedy I, Jardim Itamaraty, Santa Augusta e Quissisana. Até 2016, mais quatro unidades serão entregues à população: Bortolan, Country Club, Santa Rosália e Kennedy II, cujas obras estão em andamento.

- Publicidade -

“O nosso objetivo é fortalecer a atenção básica de saúde à população, ampliar o atendimento, dar condições aos trabalhadores para melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir conforto aos nossos usuários”, destaca a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato.

Na prática, os moradores podem contar com equipe completa formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e pessoal de apoio administrativo e de limpeza. A UBS é a principal porta de entrada dos serviços de saúde do município. Segundo a secretária de Saúde, até 85% dos casos podem ser solucionados na própria unidade com profissionais qualificados e estrutura adequada.

- Publicidade -

A ampliação das equipes foi possível graças à adesão do município ao Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, desde 2013. Nas 32 equipes, são 15 médicos deste programa, todos pagos pelo Ministério da Saúde, proporcionado economia para o município.

Além da equipe básica, a Saúde da Família conta com equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com um total de 24 profissionais distribuídos em três equipes, formadas por assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e educador físico. Houve também ampliação de atendimento odontológico, totalizando cinco equipes de Saúde Bucal na Saúde da Família, além redistribuir cirurgiões dentistas da rede em diversas UBS.

- Publicidade -

“O trabalho de ampliação e melhoria da atenção básica passa não só pelos investimentos na compra de equipamentos e melhoria da rede física, reformando e construindo novas unidades, mas também pela capacitação dos servidores. Nossas equipes passam periodicamente por cursos, capacitações e por avaliações do Ministério da Saúde”, destaca a secretária de Saúde.

Novos serviços
A ampliação e descentralização dos serviços fazem com que os moradores tenham à disposição, mais próximo de suas residências, salas de vacina, teste do pezinho e sondagem pela equipe de Enfermagem. O Programa de Tabagismo também está sendo descentralizado. Está sendo implantado, ainda, o Serviço de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”, que possibilita a desospitalização e o atendimento especializado de forma humanizada, contribuindo para a oferta de leitos nos hospitais.

Desafios
“Apesar dos avanços, temos unidades que ainda necessitam de adequação do espaço físico para podermos ampliar o atendimento como, por exemplo, a UBS Nova Aurora. A Secretaria de Saúde está avaliando imóveis na região que possam abrigar parte do atendimento, até que seja possível a reforma do local, considerando a demanda atendida devido à expansão populacional, principalmente nos chamados bairros das Flores – Jardim Azaleias, Hortênsias, Acácias e Amarilis”, explica a secretária de Saúde, Fátima Livorato. Este assunto já foi debatido, inclusive, com os moradores, em reunião realizada com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!