- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

‘Cultura nas Escolas’ leva orquestra para  salas de aula

- Publicidade -
Orquestra de Cordas e maestro Agenor com seu acordeon, entusiasmaram estudantes.
Orquestra de Cordas e maestro Agenor com seu acordeon, entusiasmaram estudantes.

Criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), o projeto Cultura nas Escolas iniciou suas atividades semana passada, circulando nas escolas municipais Haroldo Affonso Junqueira e Caic Arinos Ferreira Pinto. Ainda neste mês, estará presente no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, dia 22, e Escola Municipal João Pinheiro, no dia 25. As apresentações acontecem sempre às 10h.

As primeiras ações envolveram o quinteto de cordas formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas que, acompanhado pelo maestro Agenor Ribeiro Netto. Os músicos explicaram aos alunos as noções de musicalização, percepção musical, técnicas instrumentais e apresentaram um amplo repertório envolvendo desde temas de filmes e música popular brasileira ao gênero infantil.

- Publicidade -

“Fomos presenteados com algumas músicas e o que me chamou a atenção foi o comportamento e o interesse dos alunos, cuja faixa etária está entre os 11 anos. Pude ver ainda uma aluna enxugando as lágrimas durante a apresentação da música do filme Rei Leão”, disse a professora Clair Poiatti, da sexta série do Caic.

O projeto Cultura nas Escolas tem o objetivo de oferecer ações de arte e cultura, passando pela música, teatro e dança. Sempre pautado na democratização do acesso à cultura, descentralização de ações culturais e em conformidade com o Sistema Municipal de Cultura (SMC), entendendo a cultura como promoção da cidadania.

“Entendemos cultura além das cortinas do teatro da Urca, cultura na escola é cidadania, formação de público e acesso à arte. O projeto Cultura nas Escolas é o início, na prática, do que está previsto na lei recém-aprovada do Sistema Municipal de Cultura”, relata o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura.

Pela boa repercussão das primeiras apresentações, como no depoimento da aluna Rayssa Oliveira de Paula, da sexta séria C do Caic, o projeto tende a continuar e crescer. “Gostei muito deles terem vindo na escola, foi muito interessante! Espero que venham de novo!”.

O projeto prevê circulação em várias escolas municipais entre o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016 envolvendo artistas e produções locais selecionadas no edital 04/2014, que habilitou diversas propostas artísticas com ênfase no público escolar.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!