Durante o mês de maio, os radares das avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha emitiram 2.557 multas. O anúncio dos dados referentes ao primeiro mês de funcionamento dos equipamentos foi realizado em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (16).
Entre as autuações, 80,3% são referentes a avanço no sinal vermelho e apenas 16,6% delas ocorreram durante a madrugada. “O grande número de avanços de sinal vermelho não é durante a madrugada. É realmente durante o dia, quando a gente tem um trânsito maior. A gente sabe que ninguém gosta de ser autuado, mas todo um processo de educação no trânsito está acontecendo. Mais de dez mil veículos foram abordados e receberam panfletos em relação à orientação do trânsito no município”, disse o prefeito Eloísio Lourenço.
Em relação ao restante das autuações, 17,2% ocorreram por veículos com velocidade superior à permitida em até 20%; 1,64% por velocidade superior à permitida acima de 20% e 0,78% devido a veículos que pararam sobre a faixa de pedestres.
Os seis radares instalados começaram a funcionar no dia primeiro de maio. Eloísio ainda destacou que não ocorre multa caso os veículos passem com o sinal amarelo.
Acidentes
A instalação dos radares ainda refletiu significativamente quanto ao número de acidentes no corredor de tráfego da avenida João Pinheiro. Foram 62 ocorrências entre janeiro e maio deste ano, enquanto que no ano passado esse número foi de 98, o que representa uma redução de 36,7%. Os acidentes com vítimas diminuíram 37% e os sem vítimas 31%.