A renovação da concessão da DME Distribuição não será onerosa, de acordo com decreto publicado nesta quarta-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff. Para que a renovação seja efetivada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai determinar que as concessionárias implantem medidas para melhoria da gestão e do serviço prestado.
O anúncio ocorreu em entrevista coletiva realizada durante a tarde de hoje, no gabinete do prefeito Eloísio Lourenço. Serão estabelecidas metas anuais, de acordo com as características de cada distribuidora, nos aspectos técnicos, econômicos e operacionais. O prazo é de cinco anos para que os objetivos sejam alcançados.
A concessão terminaria no dia sete do próximo mês. “O município continua com cem porcento das ações do DME. Renovando a concessão dessa forma, por mais 30 anos teremos autorização do governo federal para continuar operando no mercado de energia elétrica”, comemorou o prefeito.
Além de se enquadrar em parâmetros de prestação de serviço, as concessionárias terão que demonstrar eficiência na gestão financeira, racionalidade operacional e econômica e modicidade tarifária. Segundo o presidente da distribuidora, a DME atende a todos os requisitos. “Não vamos ter problema nenhum nesse período de transição de cinco anos. Algumas distribuidoras vão ter que se adequar, mas nós já vínhamos cumprindo esses critérios e a nossa prioridade agora é aprimorá-los para que se tornem benefícios cada vez maiores para nossa comunidade”, disse João Deom.