A campanha “Poços Contra a Dengue”, lançada na manhã desta segunda-feira (30), tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor da dengue. Em 2015, o município registrou 26 casos da doença. Ainda houve 126 casos suspeitos e 63 pessoas estão aguardando o resultado do exame.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, 87% dos focos do mosquito estão nas residências. Por isso, a campanha informa sobre os cuidados para que o aedes aegypti não se reproduza dentro das casas. A distribuição de panfletos é realizada nas escolas, além da veiculação de informações na mídia. Também estão ocorrendo mutirões dos agentes de endemia nas áreas com incidência de focos do mosquito.
De acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), Poços de Caldas tem risco médio de epidemia. Por isso, foi criada a Instrução Normativa que institui normas e diretrizes para o enfrentamento da dengue nos serviços de saúde do município, além do Comitê Municipal Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e outras endemias.
“Embora Poços tenha poucos casos da doença e uma situação controlada em relação aos índices de infestação do mosquito, nós não estamos imunes a isso. Precisamos hoje conscientizar a população para que vigie sua casa, para que cuide de sua casa, não deixe água parada mesmo. As cidades da nossa região têm tido infestações muito fortes e a gente precisa fazer o controle para que isso não venha acontecer em Poços também”, disse o prefeito Eloísio Lourenço.
Simples ações em casa podem ajudar a combater o mosquito:
1- Limpar e tampar as caixas d’água;
2- Limpar as calhas;
3- Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores;
4- Descartar corretamente o lixo;
5- Limpar e incluir telas nos ralos;
6- Limpar bandejas coletoras do ar condicionado;
7- Limpar e secar as bandejas atrás da geladeira;
8- Manter os vasos de plantas sem pratinhos;
9- Não acumular água em bromélias e outras plantas;
10- Fechar vasos sanitários que não são utilizados frequentemente;
11- Virar os baldes e garrafas com a boca para baixo;
12- Esticar lonas de cobertura para não formar poças d’água;
13- Sempre tratar a água de piscinas e fontes.