A presidente da Câmara Municipal, vereadora Regina Cioffi (PPS), e o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço se reuniram, nesta semana, com o objetivo de discutir diversos assuntos relacionados à proteção e defesa dos animais. Dentre os temas abordados destacam-se o funcionamento do Castramóvel, a construção de abrigo para cães e o serviço de charretes no município. Também participou do encontro a médica Dra. Luciana Pereira Gouveia, que há atua de forma voluntária no cuidado e resgate de animais.
O controle populacional de cães foi bastante discutido durante a reunião. Segundo Regina, as informações passadas pelo chefe do Executivo mostram que a questão do Castramóvel já foi resolvida e ele entrará novamente em funcionamento. “O prefeito nos informou que alguns projetos já estão em andamento, como por exemplo o de controle populacional de cães. O Castramóvel teve um início de operação, depois foi paralisado por dificuldades de compra de medicamentos. Esse fato já foi resolvido e o equipamento será colocado em operação. Ficamos felizes em saber que esse assunto terá andamento em curtíssimo prazo”, ressaltou.
O projeto para construção de um abrigo para cachorros está em fase avançada e será executado em breve, de acordo com informações da prefeitura. Regina pontuou que trata-se de uma ação importante para que os animais possam ser atendidos de forma gratuita. “A questão do abrigo já está sendo desenvolvida e já existe o projeto. A administração está estudando a logística e algumas solicitações do Ministério Público. Inclusive pedi à médica Dra. Alessandra que auxilie o Executivo nesse processo, já que há anos faz um trabalho individual de comprometimento com a vida dos animais. Ela nos procurou justamente para trabalharmos em conjunto, criando mecanismos de proteção aos animais”, declarou.
Com relação às charretes, a presidente enfatizou que o tema precisa ser discutido amplamente, já que envolve diversos fatores, inclusive sociais. “É um processo que, com certeza, também irá avançar com intuito de resolver a situação. Não podemos admitir maus-tratos e, infelizmente, temos observado algumas questões que precisam ser melhor discutidas. Foi uma reunião proveitosa, mas queremos deixar claro que o município precisa progredir nesse sentido”, concluiu.
Fonte: Câmara Municipal de Poços de Caldas