- Publicidade -
21.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vacinação contra HPV começa na próxima segunda

- Publicidade -
Devem ser vacinadas as meninas de 9 a 14 anos.
Devem ser vacinadas as meninas de 9 a 14 anos.

A partir da próxima segunda (2) tem inicio a vacinação contra o vírus HPV em Poços de Caldas.  A novidade para este ano, de acordo com o Ministério da Saúde,  é que as doses podem ser aplicadas em meninas com idade a partir de 9 anos, até 11 anos de idade. Devem ser vacinadas ainda as meninas de até 13 anos, que ainda não tenham recebido a primeira dose. Já as adolescentes com 14 anos, que iniciaram o esquema vacinal, deverão receber a segunda dose e seguir o cronograma.

Em Poços, todas as 16 salas de vacina do município já estarão com as doses disponíveis a partir de segunda  e,  no dia 14, sábado, acontece o Dia D de vacinação contra o HPV.  A estratégia de divulgação da Secretaria Municipal de Saúde é envolver as escolas do município, em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação, na sensibilização das estudantes e dos pais quanto aos benefícios da vacina, que previne o câncer do colo do útero.

- Publicidade -

A vacinação é uma estratégia de prevenção do Ministério da Saúde contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente, o câncer de colo de útero representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Neste ano de 2015,  a vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

- Publicidade -

Para receber as vacinas, as meninas  deverão comparecer a uma das salas de vacina do município, acompanhadas de um adulto responsável e munidas de suas cadernetas de vacinação. As salas de vacina dos PSF’s e UBS’s , funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Confira as salas de vacina do município: UBS Centro (SAMU), PSF Cascatinha, UBS São Jorge, UBS Jd Country Club, PSF Ponto da Cascata, PSF Parque Esperança II, UBS Regional Sul, PSF Jd Kennedy I, PSF São José, PSF Santa Rosalia, PSF Dom Bosco I, PSF Vila Nova, PSF  Nova Aurora, PSF Jd São Paulo, UBS Regional Leste e PSF Santa Augusta.

- Publicidade -

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!