O prefeito Eloísio Lourenço anunciou, na manhã desta quarta-feira (11), que todas as crianças cadastradas na Educação Infantil serão atendidas ainda no primeiro semestre deste ano. Com a inauguração de quatro unidades e a ampliação de outras, todos os nomes cadastrados até o ano passado passam a frequentar as creches.
Ao todo, 7.248 crianças são atendidas nas 48 unidades. São 2.248 novas vagas e 2.042 crianças já estão matriculadas. As inaugurações das unidades do Marco Divisório, Vila Matilde, Zona Leste e Zona Sul estão previstas para o mês de abril e vão atender ao restante da demanda.
De acordo com o prefeito, isso é possível graças ao processo de organização do cadastro. “As crianças estão entrando na escola, sendo colocadas dentro de um processo educacional que começa na primeira infância. A partir do momento que a criança entrar, o atendimento é de qualidade. A partir desse processo de organização, a gente começa a caminhar para o cumprimento do direito da criança de ter acesso à educação”, disse.
Outra novidade é que o cadastro de crianças que precisam de vagas será feito três vezes por ano: em março, julho e novembro. Anteriormente, ocorria em março e agosto. Os pais devem cadastrar os filhos de nove a 13 de março, das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca. “Estamos muito contentes. Em março já teremos outros cadastrados, é uma demanda normal. Tem os que nasceram, os que não precisavam e agora precisam”, explicou a secretária municipal de Eduação, Maria Cláudia Prézia Machado.