A Guarda Municipal (GM) de Poços de Caldas já está utilizando um tipo de spray de tecnologia não letal e composição vegetal, que será empregado na defesa pessoal em situações de risco eminente. O município é o primeiro, de porte médio na região, a lançar mão do produto, que não apresenta riscos à integridade física da pessoa abordada, servindo apenas para conter ações de indivíduos visivelmente agressivos.
Na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Guarda Municipal, membros da corporação participaram de treinamento teórico e prático sobre o uso, efeitos e forma de operação do produto, conhecido como espargidor de gás. A corporação é composta de cerca de 80 GM’s e o equipamento será disponibilizado a todos os componentes em horário de serviço.
O instrutor, Fábio César Gonçalves, informa que a distância segura de utilização do spray varia de quatro a sete metros e o efeito é imediato, trazendo ardência aos olhos e desconforto ao indivíduo. De acordo com ele, depois de imobilizada, a pessoa deve ser submetida ao processo de descontaminação, feita à base água, que dura cerca de três minutos. “Caso não seja utilizado esse procedimento, o efeito do líquido se estende por 45 minutos”, calculou.
O Secretário Municipal de Defesa Social, Luis Carlos Lima, explica que a atuação do GM seguirá parâmetros definidos de forma criteriosa, para conter excessos. De acordo com ele, sendo um equipamento de defesa, o spray só será utilizado em situações reais de risco para o guarda municipal, por isso, a importância do treinamento realizado com a participação de todos os membros da corporação.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas