A vereadora Regina Cioffi (PPS) foi eleita presidente da Câmara Municipal nesta terça-feira (23), para o biênio 2015-2016. Com a inscrição de apenas uma chapa, houve nove votos a favor, cinco brancos e um nulo.
Regina Cioffi já havia se candidatado ao cargo na legislatura anterior. “O meu nome surgiu hoje, indicado pelo vereador Lical e pelo vereador Paulo Eustáquio, porque nós fizemos um grupo para que nós pudéssemos estar caminhando aqui na Câmara Municipal. Nós acabamos agregando os outros nomes”, explicou a vereadora.
Após a eleição, a vereadora discursou no plenário e citou ameaças de cassação do mandato que surgiram dentro do próprio partido. “Eu não sabia que teria problema de pessoas do meu partido serem contra a colocação do meu nome. Isso eu fiquei sabendo agora à tarde. São pessoas que estão no partido e que são contra o partido. Mas acho que está todo mundo no calor da emoção, todos estão tensos. Acredito que isso tudo deva passar e a gente vai caminhar com tranquilidade”, disse.
Também fazem parte da chapa eleita o vereador Paulo Eustáquio (PSD) como vice-presidente, Rogério Carrilo (PT) como primeiro secretário e José Maria Siqueira Vieira (PMDB) como segundo secretário.
Votação
A polêmica da sessão ficou por conta do vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), que tentou inscrever seu nome na disputa para presidente. O problema é que a votação ocorreu por chapa e não por cargo. “É praxe da Câmara, é tradição da Câmara, votar cargo a cargo. E nós estamos sendo atropelados, alegando um artigo do regimento interno que nunca foi usado em todos os anos que estou aqui”, reclamou.
O presidente alega o cumprimento do regimento interno nesta decisão. “Eu não tenho outra alternativa senão acatar o regimento. Sempre tem uma primeira vez, mas que está no regimento está”, explicou.