De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), a Represa Saturnino de Brito tem condições de abastecer a zona oeste da cidade apenas pelos próximos 40 dias. Os outros reservatórios, apesar da diminuição do volume, não apresentam riscos de interrupção da vazão de água.
A represa abastece a Estação de Tratamento de Água I (ETA I), do bairro São Benedito, junto com o Ribeirão da Serra. Estão sendo tratados 130 litros por segundo, 100 a menos da capacidade. Por isso, é necessário remanejar 100 litros por segundo da ETA 5, que recebe água da Represa do Cipó, e da ETA 3, que fica no Jardim Kennedy. Essa diferença representa a vazão de 8,6 milhões de litros d’água por dia, o suficiente para 45 mil pessoas.
As chuvas do fim de semana ajudaram a melhorar o nível dos reservatórios e há previsão de mais chuva para terça (21) e sexta-feira (24). Porém, isso ainda não é o suficiente. “A gente precisa de chuva constante e fina, porque assim ela chega ao lençol freático”, explica o gerente de engenharia e operações do DMAE, Antônio Menezes.
O Departamento reitera a necessidade de economia de água. “Ainda não podemos saber o quanto foi economizado. Percebemos que a população ouviu nosso apelo, mas continuamos pedindo para evitem o desperdício”.