O Termo de Compromisso de implantação de um curso de medicina em Poços de Caldas foi assinado na tarde desta quarta-feira (15), no Espaço Cultural da Urca. A universidade responsável pelo curso será definida por meio de um edital do Ministério da Educação (MEC).
“A expectativa nossa é que todos esses cursos sejam iniciados no ano de 2015. A partir da seleção da instituição, ela vai poder lançar o edital para o vestibular”, disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos.
Em Minas Gerais, quatro cidades foram selecionadas para receber o curso de medicina: Poços de Caldas, Contagem, Sete Lagoas e Passos. Para selecionar as cidades, o governo federal exigiu a disponibilidade de cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno e uma unidade hospitalar com potencial para sediar o hospital de ensino.
Segundo o prefeito Eloísio Lourenço, três universidades têm interesse em implantar o curso. “PUC, Pitágoras e Unifenas se manifestaram. Temos a impressão que a PUC está tomando todas as providências, com mais ênfase, mas as outras também se demonstraram interessadas”, informou.
A definição da universidade vai levar em conta critérios como o investimento na estrutura de saúde da cidade, o nível de adesão a programas federais como Prouni e FIES, a quantidade de bolsas de estudo oferecidas e o valor da mensalidade do curso.