- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vacinação contra hepatite A começa na segunda

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (17) um treinamento para os enfermeiros sobre a vacinação contra a hepatite A. A vacina foi incluída no calendário de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PIN).

O treinamento aconteceu na sala de reuniões do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 2013, foram diagnosticados 7 mil casos da doença entre crianças e adolescentes no Brasil. A capacitação foi realizada pela técnica de imunização Gisele Scatola, que explicou todos os procedimentos e características da doença.

- Publicidade -

A vacinação começa na próxima segunda-feira (21) nas unidades de saúde, em crianças de 1 ano até 2 anos de idade, exceto para aquelas em estado febril ou alérgicas ao hidróxido de alumínio (componente básico da vacina).

Hepatite A

- Publicidade -

A hepatite A é uma infecção provocada por um vírus que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando inflamação. A doença é transmitida através de alimentos ou água contaminados por dejetos contendo o vírus.

O vírus é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem.

- Publicidade -

Geralmente, os sintomas da hepatite A começam entre duas a seis semanas após a exposição ao vírus. Os sintomas da hepatite A são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).

Legenda: Capacitação com enfermeiros aconteceu na tarde desta quinta-feira (17)

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!