O juiz da 1ª Vara Criminal de Poços de Caldas, Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, determinou que a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) transfira 143 presos do presídio de Poços de Caldas, devido à superlotação.
A sentença foi expedida na última segunda-feira e determina um prazo de 15 dias para que os presos sejam transferidos. Atualmente, o presídio possui 293 internos, apesar da capacidade máxima ser de 150. Também está proibida a entrada de novos presos além dessa capacidade.
A Suapi ainda tem 90 dias para providenciar farmácia e assistência médica para o presídio, além de alvará do Corpo de Bombeiros para o local.
O processo começou por meio de um requerimento feito pela Promotoria Pública de Poços de Caldas. Em nota oficial, a Suapi informou que “a unidade foi notificada e está dando cumprimento às determinações do Poder Judiciário. As transferências estão em fase de planejamento junto à Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas (SAIGV) da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi)”.