O trecho da avenida Santo Antônio e rua Vivaldi Leite Ribeiro receberá investimento de cerca de 10,2 milhões de reais. Quase a metade deste recurso, 5 milhões, virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). O restante, será dividido entre a prefeitura e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). “É um trecho importante que contempla vários bairros, cerca de 80 mil habitantes em Poços”, destaca o prefeito de Poços, Eloisio do Carmo Lourenço.
No local serão feitas obras de requalificação urbana em 1.615 metros das vias, com a adequação das calçadas, ampliação da pista, que passará a contar com duas faixas de 3,5 metros e faixa para estacionamento, ciclovia, drenagem de água pluvial, recuperação do canal do Ribeirão de Caldas e arborização urbana. “Teremos um deque suspenso no rio, onde serão feitas a calçada e a ciclovia. Iremos refazer também os muros que cercam o rio”, diz o prefeito.
O projeto prevê ainda as substituições de adutores de água bruta da ETA 1 e a ampliação de interceptor de esgoto, existente nas vias onde ocorrerão as intervenções.
De acordo com o secretário de Planejamento, Edalmo Porto Rangel, a expectativa da prefeitura é de que as obras se iniciem entre fevereiro e março de 2015. “Este é um trabalho conjunto da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Dmae. Ontem entregamos o projeto à Caixa, que analisará e encaminhará ao Ministério das Cidades. A nossa expectativa é de que a Caixa avalie bem este projeto e que em novembro a gente assine o contrato. Uma vez assinado, faremos a licitação para selecionar as empresas”.
O recurso de 5 milhões do PAC liberado para o trecho da avenida Santo Antônio e rua Vivaldi Leite Ribeiro faz parte do projeto de requalificação dos principais eixos estruturais da malha urbana de Poços de Caldas, orçado em 74 milhões.